O que é SEO?

- Por: Filipe Lemos -
O que é SEO?

É otimização para motores de Busca como Google, Yahoo, Alta vista, Yandex e outros, pode ser definido como o processo de influenciar naturalmente os resultados de pesquisas.

Assim, as páginas do seu site podem aparecer nas primeiras posições através das palavras-chave ou frases que estiver “rankeando”.

 

Compreendendo o que é SEO

 

O sentido literal da palavra ainda deixa dúvidas já que apenas define:

Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) – O Serviço executado no seu site.

Search Engine Optimizer (Otimizador para Motores de Busca) – Profissional que executa esse serviço.

SEO é complexo. Para simplificar esta variedade de conceitos, eu Filipe Lemos, vou mostrar os três principais envolvidos na Otimização de Websites e descrever como estes três jogadores interagem uns com os outros com base em seus incentivos.

Veja por que os usuários só estão interessados no resultado mais relevante e como os motores de busca se esforçam para fornecer este resultados.

Então considere como otimizadores de motores para pesquisa (aqueles que praticam SEO), ou seja, trabalham para melhorar a sua relevância nos rankings de busca.

 

Vamos agora:

    • Nomear os três principais envolvidos em SEO (Search Engine Optimization)
    • Identificar os incentivos de cada parte envolvida em SEO
    • Explicar como os incentivos moldam todo o ecossistema de pesquisa
    • Listar os prós e contras de SEO em comparação com outros investimentos em Marketing Digital

 

O processo de como os motores de busca produzem resultados relevantes e valiosos inclui muitas fases e os SEOs precisam compreender os conceitos básicos desse processo, a fim de moldar as suas estratégias e implementarem as melhores estratégias. Vou explicar as quatro partes principais do processo.

Saiba como os motores de busca exploram a internet, armazenam as informações do seu site, processam e organizam esses dados e, em seguida, dão aos usuários os resultados mais relevantes.

Vamos também:

    • Listar e descrever as 4 etapas do processo de buscas
    • Descrever como crawlers localizam e acessam informações on-line
    • Explicar como os motores de busca armazenam dados sobre os sites
    • Descrever o processo de como os motores de busca recuperaram rankings relevantes

1# – Fundamentos de SEO:

Significado de SEO – Introdução

Como havia dito, SEO é complexo e por isso é importante identificar os três maiores jogadores referente ao mundo da otimização.

#Jogador n° 1 :

Os usuários:

São pessoas no mundo todo que usam os buscadores todos os dias

Buscam textos, imagens ou vídeos

Guiam a profissão do SEO

#Jogador n° 2 :

Os motores de busca:

São tecnologias criadas por empresas como o Google por exemplo. O Google domina o cenário das buscas, mas não é o único jogador, temos outros importantes motores de busca como: Yahoo, Bing, Baidu da China, Yandex da Rússia e Naver da Coréia do Sul.

O principal objetivo dos motores de busca é permitir que os usuários encontrem informações relevantes.

#Jogador 3

Os SEOs:

Quem otimiza o site (Search Engine Optimizer)

Nós influenciamos de forma natural os rankings orgânicos nas páginas dos motores de busca.

O que incetiva cada Jogador?

*Usuários, Motores de busca e SEOs

Usuários:

Procuram informação e querem os resultados mais relevantes

Os motores de busca:

Fornecem os resultados mais relevantes para os usuários de duas formas:

Organicamente – Os usuários não pagam para obter informações.

Publicidade – Vendendo publicidade para anunciantes.

Os motores de busca querem atrair o máximo de usuários com os resultados mais relevantes (Orgânico ou Pago) e

ganhar dinheiro com busca paga (publicidade).

Os SEOs:

Focam em conquistar tráfego orgânico para os clientes e querem mostrar as informações e conteúdos dos clientes para os buscadores.

Qual o relacionamento entre os três?

No centro do sistema de busca temos os usuários que comandam, dirigem os mecanismos para obter os resultados mais relevantes e para eles não importa se os resultados são pagos ou orgânicos.

Do outro lado temos os mecanismos de busca que querem mostrar os melhores resultados para os usuários e vender publicidade para os anunciantes.

Sendo assim, o SEO tem o papel mais importante desse sistema porque os mecanismos de busca precisam de nós SEOs para organizar todas essas informações.

Otimização de websites – Prós e Contras

Sim! SEO é apenas um dos diversos meios de divulgação de um site e tem seus prós e contras.

Então, como o SEO pode ser o melhor investimento?

SEO : Muito mais barato – Você paga um salário ou comissões de vendas para um SEO.

OUTROS CANAIS: Tem que pagar terceiros – Para anunciar por cliques, banners ou e-mail Marketing.

SEO: Dura muito mais –  O trabalho feito hoje continua a gerar benefícios no futuro.

OUTROS CANAIS: Publicidade paga – Quando para de pagar você some imediatamente.

E quais são os contras?

SEO está em constante mudança – O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Seu SEO tem que estar estudando constantemente para conseguir estar sempre atualizado.

SEO é muito competitivo – Muitas pessoas buscam posicionamento através das mesmas palavras. Mais competitivos que os outros canais.

Resumo do que é SEO:

A interação dos três jogadores através dos interesses e incentivos é o que movimenta o mercado da busca!

Espero que tenham gostado desse conteúdo e que agora vocês tenham entendido o que é SEO e como esse mercado funciona. Um conselho que eu devo reforçar é que não tentem fazer SEO sozinhos, procurem um profissional confiável e qualificado para executar esses serviços para você, ou ajudá-lo nessa jornada.

Se houver interesse em saber mais sobre o que é SEO e obter melhores resultados no seu projeto, por favor entre em contato com a gente para entender um pouco mais sobre nossa consultoria SEO para o Google e outros buscadores.

Filipe Lemos
Filipe Lemos é Especialista SEO Profissional com 10 Anos de Experiência, certificado pelo Google, pela MOZ e Universidade de Michigan, Click Minded e Market Motive. Possui também certificados do Youtube, Link Manangement, Woorank. Fundador da Mago SEO é apaixonado por otimização de websites e atualmente trabalha em projetos nacionais e internacionais.

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