O que é SEO
Compartilhe isso:

O que é SEO?

SEO : É um acrônimo (palavra formada pela inicial ou por mais de uma letra) com duplo sentido, Search Engine Optimization ou Search Engine Optimizer, ou seja, é a abreviação de Otimização para Motores de Buscas ou Otimizador de Motores de Busca. A Otimização para motores de Busca como Google, Yahoo, Alta vista, Yandex e outros, pode ser definido como o processo de influenciar naturalmente os resultados de pesquisas. Assim, as páginas do seu site podem aparecer nas primeiras posições através das palavras-chave ou frases que estiver “rankeando”.

 

O que é SEO – Compreendendo o sentido real da palavra

 

O sentido literal da palavra ainda deixa dúvidas já que apenas define:

Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) – O Serviço executado no seu site.
Search Engine Optimizer (Otimizador para Motores de Busca) – Profissional que executa esse serviço.

 

 

SEO é complexo. Para simplificar esta variedade de conceitos, eu Filipe Lemos, vou mostrar os três principais envolvidos na Otimização de Websites e descrever como estes três jogadores interagem uns com os outros com base em seus incentivos. Veja por que os usuários só estão interessados no resultado mais relevante e como os motores de busca se esforçam para fornecer este resultados. Então considere como otimizadores de motores para pesquisa (aqueles que praticam SEO), ou seja, trabalham para melhorar a sua relevância nos rankings de busca.

 

    • Vamos agora:

 

    • Nomear os três principais envolvidos em SEO (Search Engine Optimization)
    • Identificar os incentivos de cada parte envolvida em SEO
    • Explicar como os incentivos moldam todo o ecossistema de pesquisa
    • Listar os prós e contras de SEO em comparação com outros investimentos em Marketing Digital

     

     

    O processo de como os motores de busca produzem resultados relevantes e valiosos inclui muitas fases e os SEOs precisam compreender os conceitos básicos desse processo, a fim de moldar as suas estratégias e implementarem as melhores estratégias. Vou explicar as quatro partes principais do processo.

     

    Saiba como os motores de busca exploram a internet, armazenam as informações do seu site, processam e organizam esses dados e, em seguida, dão aos usuários os resultados mais relevantes.

     

     

      • Vamos também:

     

      • Listar e descrever as 4 etapas do processo de buscas
      • Descrever como crawlers localizam e acessam informações on-line
      • Explicar como os motores de busca armazenam dados sobre os sites
      • Descrever o processo de como os motores de busca recuperaram rankings relevantes

     

    1# – Fundamentos de SEO:

     

    O que é SEO – Introdução

     

    Como havia dito, SEO é complexo e por isso é importante identificar os três maiores jogadores referente ao mundo da otimização.

     

     

    #Jogador n° 1 :

     

    O que é seo   Os usuários:

     

     

    São pessoas no mundo todo que usam os buscadores todos os dias

    Buscam textos, imagens ou vídeos

    Guiam a profissão do SEO

     

     

    #Jogador n° 2 :

     

    web-crawler   Os motores de busca:

     

     

    São tecnologias criadas por empresas como o Google por exemplo. O Google domina o cenário das buscas, mas não é o único jogador, temos outros importantes motores de busca como: Yahoo, Bing, Baidu da China, Yandex da Rússia e Naver da Coréia do Sul.

    O principal objetivo dos motores de busca é permitir que os usuários encontrem informações relevantes.

     

     

    #Jogador 3

     

    especialista-seo  Os SEOs:

     

     

    Quem otimiza o site (Search Engine Optimizer)

    Nós influenciamos de forma natural os rankings orgânicos nas páginas dos motores de busca.

     

     

    O que incetiva cada Jogador?

     

     

    *Usuários, Motores de busca e SEOs

     

    O que é seo Usuários:

     

    Procuram informação e querem os resultados mais relevantes 

     

    web-crawler Os motores de busca:

     

    Fornecem os resultados mais relevantes para os usuários de duas formas:

    Organicamente – Os usuários não pagam para obter informações.

    Publicidade – Vendendo publicidade para anunciantes.

    Os motores de busca querem atrair o máximo de usuários com os resultados mais relevantes (Orgânico ou Pago) e

    ganhar dinheiro com busca paga (publicidade).

     

     

    especialista-seo Os SEOs:

     

     

    Focam em conquistar tráfego orgânico para os clientes e querem mostrar as informações e conteúdos dos clientes para os buscadores.

     

     

    Qual o relacionamento entre os três?

     

     

    No centro do sistema de busca temos os usuários que comandam, dirigem os mecanismos para obter os resultados mais relevantes e para eles não importa se os resultados são pagos ou orgânicos.

     

     

    Do outro lado temos os mecanismos de busca que querem mostrar os melhores resultados para os usuários e vender publicidade para os anunciantes.

     

     

    Sendo assim, o SEO tem o papel mais importante desse sistema porque os mecanismos de busca precisam de nós SEOs para organizar todas essas informações.

     

     

    Otimização de websites – Prós e Contras

     

    Sim! SEO é apenas um dos diversos meios de divulgação de um site e tem seus prós e contras.

     

     

    Então, como o SEO pode ser o melhor investimento?

     

    SEO : Muito mais barato – Você paga um salário ou comissões de vendas para um SEO.

     

     

    OUTROS CANAIS: Tem que pagar terceiros – Para anunciar por cliques, banners ou e-mail Marketing.

     

     

    SEO: Dura muito mais –  O trabalho feito hoje continua a gerar benefícios no futuro.

     

     

    OUTROS CANAIS: Publicidade paga – Quando para de pagar você some imediatamente.

     

     

    E quais são os contras?

     

     

    SEO está em constante mudança – O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Seu SEO tem que estar estudando constantemente para conseguir estar sempre atualizado.

     

     

    SEO é muito competitivo – Muitas pessoas buscam posicionamento através das mesmas palavras. Mais competitivos que os outros canais.

     

     

    Resumo do que é SEO:

     

    A interação dos três jogadores através dos interesses e incentivos é o que movimenta o mercado da busca!

     

     

    Espero que tenham gostado desse conteúdo e que agora vocês tenham entendido o que é SEO e como esse mercado funciona. Um conselho que eu devo reforçar é que não tentem fazer SEO sozinhos, procurem um profissional confiável e qualificado para executar esses serviços para você, ou ajudá-lo nessa jornada.

     

    Se houver interesse em saber mais sobre o que é SEO e obter melhores resultados no seu projeto, por favor entre em contato com a gente para entender um pouco mais sobre nossa consultoria SEO para o Google e outros buscadores.

     

     

     

Compartilhe isso:
Filipe Lemos

Especialista em SEO com mais de 10 anos de Experiência, com certificações MOZ, Woorank, Click Minded, Market Motive, Youtube entre outras. Fundador da magoseo.com.br onde realiza projetos que somados já conquistaram mais de 1.000 primeiras páginas do Google e coleciona palavras-chave de alta concorrência. Quer falar com ele? 11 94737-6564

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...